segunda-feira, 30 de março de 2009

Momento Histórico 2: gastos com a verba indenizatória serão divulgados

A Câmara Municipal de São Paulo decidiu divulgar os gastos com a chamada verba indenizatória. Utilizada pelos 55 parlamentares para bancar despesas de gabinete, a verba indenizatória pode chegar até R$14.859,38.

Influenciados pela decisão adotada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, que também decidiu tornar público o tal gasto, os vereadores de São Paulo deram um importante passo rumo à transparência da utilização do dinheiro público. A decisão do legislativo municipal permitirá identificar o CNPJ (identificação da pessoa jurídica) e o nome do fornecedor do serviço contratado.

O assunto gera polemica, pois nem todos os parlamentares concordam com a decisão da Casa. Para se ter ideia da dimensão da decisão, basta recordar que nos últimos 17 meses, apenas os 39 vereadores reeleitos gastaram R$ 3,2 milhões com despesas classificadas como: “Consultoria/Divulgação”, “Transportes/Estadias” e “Diversos” quitadas com a verba indenizatória.

Traduzindo, são as despesas de gabinete dos vereadores. Nelas estão incluídas, por exemplo: serviços com Correio; locação de veículos; combustível e lubrificantes; serviços de consultoria e contratos com pessoas jurídicas; material gráfico; assinatura de revistas, jornais e internet; manutenção de site; aperfeiçoamento profissional; eventos e seminários. Portanto, agora, toda a relação de gastos com a verba indenizatória ficará disponível no site da Câmara (www.camara.sp.gov.br).

Os vereadores Donato (PT) e Floriano Pesaro (PSDB), desde o início deste ano, disponibilizaram em seus sites, todo o valor utilizado com a verba indenizatória. Acompanhe essas informações através dos endereços: Donato (http://www.donatopt.com.br/gastos.htm) e Floriano (http://www.florianopesaro.com.br/minhas-contas/index.php).

Para Floriano Pesaro, que cumpre seu 1º mandato como vereador, a decisão da Casa de publicar os gastos com a verba indenizatória é histórica: “Passamos a ser protagonista de uma atitude coorporativa exemplar, que ira quebrar paradigmas”, disse. O vereador acredita que a decisão da Câmara de São Paulo servirá de exemplo para outras casas legislativas do país.

Realmente é um fato histórico e que deve ser comemorado, pois nada mais justo para o contribuinte, saber onde e como seu dinheiro está sendo gasto.

4 comentários:

  1. Fe,
    Que bom ter notícias suas, que saudade!
    Como está a facul?
    Amei seu blog, ele é um instrumento para sabermos que realmente ocorre nesse mundo tão ermo.
    Por favor, não vamos perder o contato.
    Vamos marcar alguma coisa, qualquer hora dessas?
    Estou muito feliz por você!

    Entra no meu clicfolio: http://www.clicfolio.com/lmatiazzo

    ResponderExcluir
  2. Só 14 mil? Esses, eles até podem declarar. Mas e o resto das despesas dos gabinetes?

    ResponderExcluir
  3. Nestor,

    Não tem "resto". E quando tem alguma ou qualquer outra despesa, ela não é reembolsável e, portanto, pagamos do nosso bolso (salário).
    Estou a sua disposição,

    Floriano Pesaro. www.florianopesaro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Senhor Floriano Pesaro, ex-secretário de SMADS ou para compressão dos leigos Secretaria Municipal de Assitência e Desenvolvimento Social, que durante sua gestão nesta pasta esteve mal assessorado, onde em palestras divulgava números sem a menor propriedade, falava de atendimentos como se um dia estive olhado de verdade o aumento das populações em situação de rua, numa certa ocasião esse Excelentíssimo que hoje encontra-se na posição de Vereador foi abordar um menino em situação de rua, o menino saiu correndo, e o Sr. Secretário correu atrás do menino, parecia mais com um policial do que com Assistente Social. Nos treinamentos da SMADS o Sr. Jorge Arthur fabuloso diga-se de passagem falava que deveriamos criar vinculos com as populações em situação de rua, foi justamente o que secretário fez.rs.Correu atrás do garoto.

    ResponderExcluir